sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Hipocrisia

Naturalmente, a Hipocrisia facilita a manutenção da legitimidade das organizações, mesmo quando estas são sujeitas a exigências em conflito. Uma organização que não se consegue comportar de forma hipócrita sentirá mais dificuldade em trabalhar num mundo de conflitos, sobretudo em relação a uma organização que esteja habituada a essas estratégias. As situações de conflito serão, de uma forma geral, mais fáceis de aceitar se a resposta puder envolver a hipocrisia.
Alguém que não permite a hipocrisia será, provavelmente, um mais preocupado e descontente, o que, pelo contrário, sugere que a hipocrisia é a solução para quem procura promover a felicidade e estabilidade social.
No entanto, o carácter hipócrita não se adquire, é inato, e poderá, ou não, desenvolver-se com os condicionalismos do meio que a envolve. Não ser hipócrita tem um preço imediato, mas sê-lo comporta uma liquidação a prestações, sem bonificação; A longo prazo tudo se complica, pois podem-se enganar algumas pessoas durante algum tempo, mas é impossível enganar a sociedade eternamente!

Ninguém pode, por muito tempo, ter um rosto para si mesmo e outro para a multidão sem no final confundir qual deles é o verdadeiro.

Nathaniel Hawthorne in “A Letra Escarlate"


Há numerosos indivíduos civilizados que recuariam aterrados perante a ideia do assassínio ou do incesto, mas que não desdenham satisfazer a sua cupidez, a sua agressividade, as suas cobiças sexuais, que não hesitam em prejudicar os seus semelhantes por meio da mentira, do engano, da calúnia, contanto que o possam fazer com impunidade.

Sigmund Freud, in 'As Palavras de Freud'


O hipócrita é um paciente na dupla acepção da palavra; calcula um triunfo e sofre um suplício. A premeditação indefinida de uma acção ruim, acompanhada por doses de austeridade, a infâmia interior temperada de excelente reputação, enganar continuadamente, não ser jamais quem é, fazer ilusão, é uma fadiga. A meiguice com que a astúcia disfarça a malvadez repugna ao malvado, continuamente obrigado a trazer essa mistura na boca, e há momentos de enjoo em que o hipócrita vomita quase o seu pensamento. Engolir essa saliva é coisa horrível. Ajuntai a isto o profundo orgulho. Existem horas estranhas em que o hipócrita se estima. Há um eu desmedido no impostor.

Victor Hugo, in "Os Trabalhadores do Mar"

Sem comentários: